Ampliação do segundo pavimento


A intervenção feita nesta residência foi o acréscimo do segundo pavimento. Foram criados mais dois quartos de solteiro, uma sala de tv, um banheiro social e a circulação vertical.


 imagem05

Taipei 101

Taipeiview O Taipei 101 é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei, Taiwan. O edifício, projetado por C. Y. Lee e construído por KTRT Joint Venture. O edifício fica como um ícone de Taipei, e de Taiwan como um todo. Seu estilo combina a tradição e modernidade da cultura asiática e internacional num único projeto. Suas características de segurança permitem-lhe suportar tufões e terremotos. Um shopping multi-nível adjacente ao edifício tem centenas de lojas, restaurantes e clubes. Fogos lançados a partir do Taipei 101 são uma característica proeminente das transmissões internacionais de réveillon. A estrutura é um marco e aparece com freqüência em filmes, shows de televisão, publicações impressas, animês, jogos e outros elementos da cultura popular.

O Taipei 101 foi ultrapassado em altura no dia 21 de julho de 2007 pelo Burj Dubai, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, após o término da construção dos 141 andares até aquele momento. O título de "edifício mais alto do mundo" ainda pertence ao Taipei 101 pois as Normas Arquitetônicas Internacionais definem edifício como uma estrutura totalmente ocupada. O Burj Dubai reclamará o título quando sua construção estiver terminada.

Filippo Brunelleschi


Filippo Brunelleschi nasceu em Florença no ano de 1377 e faleceu em 1446. Começou a trabalhar como ourives, mas foi posteriormente o pioneiro da arquitetura Renascentista. Quando morreu a Itália perdeu o mais brilhante arquiteto, depois dos romanos da antiquidade clássica. Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, Brunelleschi redescobriu os princípios da perspectiva linear, que, conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Restabeleceu na prática o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distância e a redução no tamanho dos objetos. Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objetos tridimensionais no plano com surpreendente precisão.
A sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral Santa Maria del Fiore, em Florença. Foi a primeira cúpula de grandes dimensões erguida na Itália desde a antiguidade, construída no ano de 1434 sobre uma enorme base octagonal. Brunelleschi também projetou
o hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituíam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de uma forma racional. Outra grande obra deste artista é o Palácio de Pitti, sendo este o protótipo do estilo palaciano renascentista. As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capela Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica.