Perspectiva, a evolução do desenho


A perspectiva é a arte de representar um determinado fenômeno tridimensional em uma superfície bidimensional, uma grande ilusão que a nossa percepção visual cria para que possamos perceber a profundidade, o volume e distância dos objetos e elementos que compoem uma determinada cena. No desenho devem ser aplicados mecanismos gráficos estudados pela geometria descritiva o que torna possível uma reprodução precisa ou mesmo analítica da realidade tridimensional. O fenômeno perspéctico se manifesta especialmente na percepção visual do ser humano fazendo com que percebamos, por exemplo, duas linhas paralelas como retas concorrentes. Esta é apenas uma das formas que a perspectiva pode ocorrer, já que a retina humana é considerada uma superfície tridimensional na qual a perspectiva é projetada. Matematicamente existem outras formas, não percebidas pelo ser humano, de objetos tridimensionais serem representados.

Antes da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático. Na pintura egipcia , por exemplo, o faraó fatalmente era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. Na idade medieval a arte era entendida como um conjunto de símbolos, mais do que como um conjunto coerente. O único método utilizado para se representar a distância entre objetos era pela sobreposição de personagens. Esta sobreposição, apenas, criava desenhos pobres de temas arquitetônicos, de tal forma que o desenho de cidades medievais constituía-se, nestas representações, como um emaranhado de linhas em todas as direções e de forma incoerente.

Cabe também resaltar que, se por um lado a perspectiva foi apenas plenamente desenvolvida com os estudos do Renascimento e com a geometria descritiva no século XVIII, por outro já na Grécia antiga encontram-se esforços de aproximação à sua problemática. Entre todos os povos cujas manifestações artísticas podem ser consideradas pré-perspécticas, os gregos (e os romanos, em evolução à arte grega) são aqueles que mais próximo chegaram da perspectiva: em suas pinturas eles adotavam um método conhecido como escorço, que poderia ser definido como uma falsa perspectiva, ou perspectiva espinha-de-peixe. Os gregos não conheciam o ponto de fuga, mas o escorço produzia resultados próximos do da perspectiva e com razoável ilusão de profundidade.

A base óptica da perspectiva foi definida no ano 1000, quando o matemático e filósofo árabe Alhazen, na sua obra Perspectiva, pela primeira vez demonstrou que a luz projeta-se em forma cônica no olho humano. Isto era, teoricamente, suficiente para traduzir objetos de modo convincente em uma pintura, mas Alhalzen estava preocupado apenas com a óptica, não com representação. Traduções cônicas são matematicamente difíceis, de forma que a construção de um desenho utilizando-se delas seria bastante demorado.

O italiano Giotto foi um dos primeiros artistas a utilizar-se de métodos algébricos para determinar a distância entre linhas. Porém o método aplicado, que mais tarde seria desenvolvido plenamente por Bruneleschi, possuía deficiências e não retratava fielmente uma seqüência de linhas em um determinado campo visual. Uma das primeiras obras de Giotto no qual ele se utiliza deste método foi Jesus ante Caifás . Embora esta obra não se encaixe nos métodos modernos, geométricos de determinação da perspectiva, ela fornece uma ilusão crível de profundidade e pode ser considerada como um passo importante na arte ocidental.




modelagem 3D

O computador se tornou um instrumento importante na produção e acabamento de desenhos. Originalmente ele era usado principalmente para simular as técnicas e os materiais supracitados, mas nos últimos anos tem sido desenvolvidas linguagens próprias da ilustração em tela.

Modelagem 3D é uma área da computação gráfica que tem como objetivo a geração de elementos em três dimensões nas quais podem se apresentar em cenas estáticas, imagens em movimento com ou sem interatividade. É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizados softwares computacionais avançados e direcionados para este tipo de fim. Atualmente existem muitos programas para modelar e renderizar as cenas, os mais utilizados são: 3ds Max, Auto Cad,Blender,Cinema 4d, Maya, Zbrush, Sketch up, Vector Word entre outros.

Renderização de uma cena tridimensional gerada no POV-Ray.

O processo de modelagem conta com uma enorme variedade de ferramentas alternativas que possibilita uma facil comunicação entre programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas. Todas elas são realizadas através da criação de uma malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto. Há muito tempo começaram a surgir cinemas em 3D, que usando um óculos especial, permitia que o público visse filmes inteiros com imagens que praticamente saiam da tela do cinema. Hoje em dia o espetáculo é mais moderno, e mais seguro. Pois antigamente, os filmes em 3D podiam provocar dor de cabeça e outros sintomas, que fizeram o 3D parar por alguns anos. Hoje, a onda 3D em filmes, voltou com tudo com desenhos e outros filmes, que há muito tempo não voltava para as telas do cinema.



Processo de modelagem tridimensional, várias etapas são necessárias para geração da cena.

Para a geração de modelagem tridimensional são necessários recursos de software e hardware adequados. O processo é usualmente dividido em três fases. Sendo que cada uma destas fases possui etapas mais específicas.

  • Modelagem
  • Configuração do layout da cena
  • Geração de cena

[editar] Listagem de softwares

Existem inúmeros softwares de qualidade para o desenvolvimento de modelagem 3D. A listagem abaixo contempla software proprietário e software livre.


Computação gráfica

Entre os programas mais utilizados estão o Corel Draw, Adobe Illustrator, entre outros. No campo do desenho técnico, existem diversos aplicativos CAD responsáveis por um considerável aumento de produtividade e velocidade na produção de desenhos. Existem também programas mais simples, como o Microsoft Paint, distribuído com o sistema operacional Microsoft Windows, e que possuem mais um apelo recreativo que efetivamente produtivo. Os softwares de modelamento 3D, como o 3D Studio Max, o Maya e o Blender, ainda que não sejam tecnicamente aplicativos voltados à produção de desenhos, também possuem um papel importante nesta área (são bastante utilizados pela indústria cinematográfica e publicitária).

Os softwares de computação gráfica tem evoluido muito rapidamente. À medida que os equipamentos de hardware ficam mais eficientes, o nível de qualidade das imagens estão cada vez melhores. Hoje em dia quase não distingüimos o que é gráfico computacional e o que é real. O ramo do entretenimento é um dos que mais se beneficiam com esta evolução. Cada ano que passa vemos efeitos especiais nos filmes, jogos eletrônicos e filmes completamente digitais cada vez mais realísticos. É quase impossível prever até que ponto esta tecnologia poderá nos oferecer em criações e realidade.

Gravura Rupestre

A história do desenho começa com o homem gravando desenhos nas cavernas como meio de expressão e comunicação. Figura ou gravura rupestre é o nome que damos às mais antigas das representações conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.
Pesquisas arqueológicas realizadas na Europa, Á
sia e África, entre outras, revelam em que meio surgiram entre os primitivos homens caçadores os primeiros artistas, que pintavam, esculpiam e gravavam, demonstrando que o desejo de expressão através das artes é inerente ao ser humano. Normalmente os desenhos são formados por figuras de grandes animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos entre outros. A figura humana surge raramente, sugerindo muitas vezes atividades como a dança e, principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais. Paralelamente encontram-se também palmas de mãos humanas e motivos.
Lascaux é um complexo de cavernas localizada ao sudoeste da França famosa por suas pinturas rupestres. A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovinos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, etc., permite pensar tratar-se de um santuário. As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.